Como funciona a manutenção do Sistema de Energia Solar?

 

Painéis solares podem funcionar com alta performance por 30 anos ou mais. Por isso, diferentemente de geradores à combustível e outros meios de geração de energia, as manutenções não precisam ser frequentes e não custam quase nada.

 

Os equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica são fabricados com materiais de alta qualidade e a INGASOL garante uma montagem de confiabilidade e durabilidade.

 

 A manutenção do sistema não será uma preocupação dos usuários ao longo da vida útil dos dispositivos. Estima-se que, em média, os consumidores irão gastar cerca de 0,5% do custo inicial do equipamento em manutenções anuais.

O mais importante é ficar atento ao monitoramento do seu aparelho, e acompanhar seu desempenho através de um sistema de monitoramento, se a performance estiver regular não há porque se preocupar.

 

Os painéis solares costumam ficar sujos conforme a poeira e poluição da região de instalação, mas mesmo em regiões como São Paulo, onde a poluição é significativa e os painéis podem demorar até um ano para apresentarem baixa na geração de energia.

 

Porque a sujeira pode diminuir o rendimento de geração de energia?

Fatores como poluição, poeira e fezes de pássaros impedem que a luz chegue até as células fotovoltaicas em seus painéis solares e quanto mais sujo mais a geração de energia será afetada

 

Com que frequência se deve fazer a manutenção?

Para saber o momento da limpeza deve-se verificar seu desempenho (todos os sistemas solares fotovoltaicos possuem sistema de monitoramento online) e observar se o painel está sujo. Recomenda-se fazer a limpeza dos painéis solares uma fez ao ano utilizando água, sabão neutro e uma esponja não abrasiva.

 

Quanto custa a manutenção da energia solar?

Praticamente zero, o custo de manutenção é de aproximadamente 0,5% ao ano do valor inicial do sistema, uma das vantagens de produzir a sua energia de forma limpa e renovável. Por meio da transformação da luz do sol em energia elétrica.

 

Garantias

A garantia padrão de eficiência do desempenho de um painel solar é de 25 anos, com menos que 80% do seu desempenho original já é possível acionar a garantia, padrão usado no mundo todo.

O tempo de vida útil de um inversor é de aproximadamente 10 anos, podendo chegar a 15 ou mais, dependendo das condições do ambiente e da ocorrência de descargas atmosféricas.

 

Nossas garantias

Ingasol - garantia de instalação = 1 ano

Painéis: 10 anos para defeitos de fábrica e 25 de desempenho

Inversores: de 5 a 10 anos de garantia




Alguma dúvida? Vamos Conversar!