Aquecimento de Piscina

 

Mesmo no verão é comum a água da piscina não estar na temperatura ideal para banho, além de proporcional o conforto térmico nos dias mais frios ou durante o período noturno, já que não precisa ser um dia de calor para aquecer a piscina, basta ter luminosidade para manter a temperatura da água confortável durante qualquer estação do ano.

Quando comparamos as opções de aquecimento como por exemplo o sistema a gás, diesel, bomba de calor ou elétrico por resistência, a que opção que se destaca na economia e na sustentabilidade é a energia solar.

O aquecedor solar para piscina é formado por um conjunto de placas coletoras que iram absorver o calor fornecido pelo sol e aquecer a água.

Durante o tempo de insolação a água da piscina circulará pelo coletor até atingir a temperatura desejada, que é controlada pelo quadro de comando que é responsável também por todo o controle do sistema.

O sistema de aquecimento de piscina é diferente do sistema utilizado para a residência, a maior diferença é que o no sistema de aquecimento solar para o banho existe um reservatório chamado boiler que armazena a água em temperaturas de aproximadamente 70ºc, já na piscina é ela que irá servir como reservatório e manterá a temperatura entre 26º e 32ºc já que a agua fica exposta a fatores externo como vento e evaporação, utilizar uma capa térmica é uma forma para diminuir essas perdas de calor.

 

VANTAGENS:

O custo energético para aquecer uma piscina é extremamente baixo, pois a bomba que fará a circulação da água é pequena e a sua potência equivale em média a uma lâmpada de 150w.

A mão de obra para manutenção é mínima pois existem apenas dois equipamentos eletrônicos nesse sistema: a bomba e o controlador de temperatura.

O barulho do produzido pelos equipamentos para aquecimento da agua é quase zero.

É um sistema totalmente sustentável e não geram poluição, mesmo que funcione melhor em dias ensolarados o sistema também irá aquecer a água em dias nublados, chuvosos e dias frios, pois mesmo sob essa condição raios solares conseguiram atravessar essas barreiras e aquecer o coletor.




Alguma dúvida? Vamos Conversar!