O Inversor Solar

 

O inversor de energia solar é um item essencial do kit de energia solar, ele é um equipamento desenvolvido para converter a energia gerada pelos painéis solares (corrente contínua (CC)) em corrente alternada (CA) que é a que usamos em nossas casas e empresas.

Como sabemos, a maioria dos nossos equipamentos eletrônicos funcionam em corrente alternada (CA), e os painéis fotovoltaicos geram energia em corrente contínua (CC). A função do inversor é adaptar a energia transformando a corrente continua em corrente alternada.

O inversor solar é o equipamento que possui o formato de uma caixa metálica com alguns botões, porém em seu interior existem muitos componentes.

Esse processo de converter corrente contínua em corrente alternada consiste em proporcionar, logo na saída do inversor, uma tensão ou corrente alternada, para alimentar essa saída é utilizada uma corrente continua.

O inversor pode ser fixado em diversos locais, normalmente ele costuma ser colocado perto do quadro de luz e próximo aos módulos fotovoltaicos. Já em mini distribuidoras comerciais e industriais, pode ser construída uma sala somente para abrigar o aparelho.

 

TIPOS DE INSORES SOLARES

Existem três tipos de inversores solares disponíveis no mercado, sendo que cada um deles atende a objetivos diferentes.

 

GRID TIE

Grid-tie significa ‘’conectado à rede’’. É utilizado em sistemas residencial, comercial ou industrial que não tem baterias, ele é dependente da fornecedora local, projetado para que o seu desligamento da rede elétrica seja acionado com agilidade em situações onde ocorra queda de energia, um mecanismo de segurança. Os inversores grid tie copiam a frequência da rede e paralisam o seu funcionamento, evitando curtos ou problemas no momento em que a energia da rede para de ser fornecida.

Esse inversor também tem um sistema de monitoramento, responsável por registrar os dados integrados no equipamento, por meio de uma conexão wi-fi.

Os inversores grid tie sincronizam o sistema com a infraestrutura elétrica pública. Em outras palavras, a energia disponibilizada é precisamente a mesma da que é recebida pela rede elétrica.

 

INVERSOR OFF-GRID 

Esse inversor é desconectado da rede. Um inversor off-grid tem um sistema independente, contando com autonomia no que diz respeito à rede pública de distribuição de energia. Esse é o equipamento mais indicado para produção de energia solar em localidades isoladas, como zonas rurais. Também é possível fazer a utilização desse projeto para o abastecimento de sistemas de telefonia e de rádio e estações meteorológicas.

 

MICROINVERSOR 

O microinversor foi criado para funcionar a partir de um e com até quatro módulos fotovoltaico. Seu objetivo é estabilizar a energia elétrica de cada um dos componentes, para que eles funcionem com independência em locais ou cômodos específicos que necessitam de eletricidade ininterrupta.

Portanto, quem precisa otimizar individualmente a geração de energia de cada painel solar deve optar pelo microinversor.

 




Alguma dúvida? Vamos Conversar!