SISTEMA SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

Sistema de Aquecimento Solar de Água

De uma maneira simples, o sistema de aquecimento de água pela energia solar é composto pelos coletores solares (placas) e o reservatório térmico (Boiler).

Motivada pela crise do petróleo, começaram a surgir no Brasil nos anos de 1970, o sistema de aquecimento solar residencial, mas nesse período ainda não havia no mercado profissionais que implantassem um sistema de aquecimento de água

Já nos anos 80, foram realizados os testes de qualificação dos equipamentos que tinham o objetivo de aquecer água com energia solar e também criadas as Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionados a esse setor e foi a partir de então que se deu início a uma profissionalização da área.

O tempo fez com que o mercado ficasse cada vez mais exigente e com o decorrer dos anos, a qualidade do sistema que tem por função aquecer água com energia solar precisou ficar cada vez melhor, mas com um preço mais baixo, pois a junção desses dois fatores caminharam juntas para que o sistema aquecedor solar de água se popularizasse.

Energia Solar para aquecimento de água

O aquecedor de água com energia solar é a melhor maneira de economizar energia elétrica (e dinheiro) e ainda assim ter a água sempre quente no chuveiro ou torneira, pois o processo de aquecimento ocorre por meio do calor do sol, que é uma fonte de energia gratuita e que não prejudica o meio ambiente.

Como funciona o sistema de aquecimento de água com energia solar?

De uma maneira simples, o sistema de aquecimento de água pela energia solar é composto pelos coletores solares (placas) e o reservatório térmico (Boiler).

A responsabilidade pela absorção da radiação solar é das placas. O calor solar que é captado por elas é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

Também chamado de Boiler, o reservatório térmico, é o local onde fica armazenada a água aquecida. Ele consiste em cilindros de cobre, polipropileno ou inox que são isolados de maneira térmica com poliuretano expandido sem CFC, mas eles não agridem a camada de ozônio. A água é conservada aquecida até que seja consumida.

No coletor solar, os raios atravessam o vidro da tampa do coletor e eles irão esquentar as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar.

O calor então cruza as aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são fabricadas em cobre. Depois disso, a água que está no interior da serpentina esquenta e vai parar diretamente no reservatório do sistema de aquecimento de água.

A função do reservatório térmico no sistema de aquecimento solar residencial é como uma caixa d água. Ela é a responsável por fazer com que a água armazenada fique sempre quente no aquecedor solar.




Alguma dúvida? Vamos Conversar!